80 Experiências de Viagem do VM80F | Penedo e Parque Nacional do Itatiaia #80


Experiência de Viagem #80

A tradição e a arquitetura de Penedo nos levam à Finlândia

Destino: Penedo e Parque Nacional do Itatiaia – Rio de Janeiro/ Brasil

Como chegar: de carro. Para chegar a Penedo, pegue a BR116 e depois a RJ163. Volte para a BR116 até Itatiaia e depois BR485 até o Parque (Entrada Parte Baixa). Fica a 479km do nosso ponto de partida.

Penedo é o destino dos casais e famílias que oferece lojas, restaurantes e atrações bem interessantes

Saiba mais: Penedo, a pequena Finlândia é a principal colônia finlandesa do Brasil. Lá você vai ver casas e prédios com a tradicional arquitetura finlandesa e ainda vai poder ver eventos e tradições típicas da região nórdica. Muitos viajantes, em sua maioria casais e famílias, procuram esse destino pela tranquilidade e ótima gastronomia. Em Penedo, você também vai encontrar muitas lojinhas de artesanato e decoração.

Penedo é um lugar gostoso para passear e descansar. No período natalino, é um destino muito bom para visitar

Os nomes dessas lojinhas são escritos em sua maioria em finlandês. Os(as) viajantes podem depois de passear pelas ruas de Penedo parar em um café e saborear pratos típicos da Finlândia como "Korvapuusti", um delicioso pão doce de canela. A palavra finlandesa significa ao pé da letra, tapa na orelha.

Os descendentes das primeiras famílias que vieram para Penedo mantêm vivas as tradições culturais de seus antepassados. O Museu Eva Hilden possui muitos objetos e dos primeiros habitantes da região. No Clube Finlândia acontecem os bailes e celebrações do Vappu, um tipo de festa onde as pessoas se fantasiam.

Há 16 km de Penedo, na Serra da Mantiqueira, está o Parque do Itatiaia. A parte baixa está entre Resende e Itatiaia. Nessa entrada, está a maior parte da estrutura de visitação. Nesse local maravilhoso da Mata Atlântica, você vai ver macacos, muitos pássaros e outros animais silvestres. Há muito verde e muita água com riachos e cachoeiras fantásticas. O parque abre de 8h às 17h. Você pode entrar com seu próprio carro e percorrer as estradinhas sem problema. Leve seus alimentos para fazer seu piquenique. Não se esqueça de repelente, chapéu ou boné e protetor solar. Use sua câmera ou smartphone para tirar muitas fotos. O lugar é muito bonito. Você pode pedir uma autorização e entrar mais cedo se for fotografar pássaros.

O Parque é um paraíso da natureza. A entrada é paga R$17,00 (2021) e os passeios lá dentro podem ser feitos no seu próprio veículo. O ideal é estacionar o carro e fazer as caminhadas nos percursos estabelecidos 

A vegetação da Mata Atlântica é incrível, assim como os pássaros e outros animais que vivem no local 

Você vai poder fotografar a vontade. Há muitos locais bem interessantes para visitar e registrar com fotos.

História: Penedo foi fundada por imigrantes Finlandeses em 1929. Toivo Uuskallio, agricultor e religioso e mais 139 finlandeses compraram a Fazenda Penedo e criaram uma comunidade que viveria em paz com a natureza e vegetariana de autossubsistência.

Já o Parque do Itatiaia foi o primeiro parque nacional criado no Brasil em 1937.

Onde ficar e comer: Penedo possui mais de 50 hotéis e 40 restaurantes, lanchonetes e bares. Viajamos no período do final do ano. Penedo estava com muitos visitantes na ocasião e por isso, preferimos ficar em Resende (16km). Fizemos a reserva através do Booking. Ficamos no Resende Inn. Praticamente só dormimos em Resende. Passeamos um dia pela cidade para conhecer.  

Um momento inesquecível: a passagem de ano com o show de fogos de artifício no centro de Penedo. Jantamos em um restaurante e depois fomos para a rua principal aguardar a celebração. 

Você tem que fazer: tomar um sorvete finlandês em Penedo e visitar as cachoeiras no Parque do Itatiaia.

O sorvete finlandês é uma tradição familiar. Imperdível!!!

Como foi a viagem: a Lara e eu planejamos fazer uma viagem que fôssemos parando e curtindo diferentes cidades. Assim, fomos de Belo Horizonte até Tiradentes/ MG. Ficamos lá dois dias. Depois, fomos para São Lourenço/ MG, onde permanecemos mais dois dias e de lá seguimos para Resende/ RJ. Ficamos em Resende e nos deslocamos fomos para Penedo e para Itatiaia. Foi um roteiro incrível. Gostamos dos lugares que visitamos e também da paisagem vista da estrada. A subida e descida da serra no Parque do Itatiaia é linda. Dirigimos pela MG 354, passando por Pouso Alto e Itamonte. A paisagem é de tirar o fôlego em alguns momentos. É uma viagem tranquila. Fazendo as paradas, fica muito suave para o motorista. 

Na MG 354 você vai se deparar com cenários muito bonitos

A melhor época para ir: algo que vale a pena ser comentado é sobre as atrações de final de ano em Penedo. Durante o período de Natal, há uma programação especial. A Casa do Papai Noel é um local que deve ser visitado no Shopping Pequena Finlândia.

A Casa do Papai Noel é um passeio bem gostoso para fazer no período natalino



Fotografia de viagem: as fotos dessa viagem foram feitas em um Moto G3 e uma Câmera Samsung HZ50W.
*****

Na comemoração dos 80 episódios do vm80f.podcast, o Júlio Alessi e o Marcos Araújo gravaram dois podcasts comemorativos com o Top5 das experiências de viagem que realizaram no exterior e no Brasil.

Curta, comente, compartilhe!

Para escutar os episódios 80 e 81 do vm80f.podcast, toque no link aqui no Blog e depois selecione o episódio no Tune In. Clique nos 3 riscos do lado esquerdo!


Essa é a Experiência de Viagem #80
Autor Marcos Araújo

Copyright © 2021 . All Rights Reserved

Comentários

Postagens mais visitadas