Dica de viajante #17: Coloque um passeio aos Lençóis Maranhenses na sua lista de desejos!



Vamos para mais uma das minhas dicas de viajante para você colocar na sua lista de desejos, sua bucket list...

Hoje, eu vou contar um pouco mais sobre um dos mais belos locais que visitei no Brasil: os Lençóis Maranhenses.

A Lara e eu estivemos na capital maranhense no período de férias de final de ano e gostamos muito das atrações, do clima da cidade e da receptividade dos moradores de São Luis. Um dia da nossa viagem foi dedicado a um bate-volta aos Lençóis Maranhenses, um Parque Nacional protegido e repleto de dunas brancas e lagoas lagoas sazonais de água da chuva.

Nós não tivemos a oportunidade de ver todas elas já que a melhor época do ano para vê-las cheias é entre abril e agosto, depois da temporada de chuvas.

Já que não foi possível viajar nesse período, resolvemos curtir as belezas da região mesmo assim. Contratamos um receptivo local e acordamos bem cedo para transpormos a distância de aproximadamente 250 km que separa a capital do estado dos Lençóis Maranhenses. O caminho é bem bonito e é possível fazer ótimas fotos.

Na cidade de Barreirinhas, trocamos o carro por uma caminhonete 4X4 e iniciamos a parte mais rústica da viagem. A curiosidade e a excitação de conhecer a região nos fizeram esquecer do banco duro de madeira da parte de trás onde viajamos e dos sacolejos da estrada. Atravessamos o Rio Preguiça e depois de algum tempo chegamos à entrada do Parque Nacional. Lá, um guia nos esperava. O passeio foi totalmente a pé, pois não era permitida a entrada dos veículos. É necessário ter um bom preparo físico, passar bastante protetor solar, usar óculos e chapéu e carregar bastante água (não havia locais para fazer compras lá dentro) para visitar a atração.

A Lagoa da Esperança é perene é um lugar gostoso para curtir as águas e as belezas da região.

Eu estive lá e certamente quero voltar! Essa é a minha dica de um destino dessa semana para você colocar na sua lista de desejos.


Fotos: Marcos Araújo

Uma aventura para chegar ao paraíso dos Lençóis Maranhenses

Mesmo no verão, algumas lagoas manetêm a exuberância e cores

O desafio de subir e descer dunas de areia para encontra as lagoas




Comentários

Postagens mais visitadas